segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Equinodermos




O que são: equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) formam um grupo de animais somente marinhos, que possuem um endoesqueleto (endo = dentro). Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. Dentro desse grupo estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, e etc. O sistema digestório é completo, com digestão extracelular. O sistema circulatório pode ser ausente ou reduzido, dependendo da espécie igual o sistema respiratório.

Regeneração:Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda. Isso também acontece quando uma estrela-do-mar perde um dos braços.Quando atacados ou em perigo dão parte do seu corpo para o predador, enquanto procuram se esconder.Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração. O pepino-do-mar, em situação extrema de perigo, deixa parte de seus órgão e faz com que distraia o predador enquanto escapa.

Ciclo de vida :na fase de larva os equinodermos possuem simetria bilateral. As larvas s ão livres.Alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre. Os equinodermos não têm cérebro.Os espinhos estão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos, e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias de caráter tóxico.

Reprodução: os sexos normalmente são separados. A reprodução sexual tipicamente consiste de liberação de ovos e espermas na água, com a fecundação acontecendo externamente.

Fonte:escolabrasil.com
Postado por: Isabella

Um comentário:

  1. E osistema ambulacrário?
    Atenção para os temas!
    Escrevam com as palavras de voc~es e sejam mais objetivas.
    Nota em sala.

    ResponderExcluir